Cirurgia metabólica: uma outra perspectiva para o tratamento de Diabetes tipo 2

27 de agosto de 2019

Entenda quais os critérios para a realização do procedimento e os tipos de cirurgia autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina

O diabetes tipo 2 afeta o metabolismo da glicose, que é a principal fonte de energia do corpo. Assim, o paciente cria resistência aos efeitos da insulina e tem seu funcionamento metabólico afetado.

Devido a isso, a pessoa ainda pode enfrentar outras consequências, como colesterol alto e problemas de coagulação.

Já para os grupos de risco, o tratamento clínico pode não ser suficiente. Visto isso, o acompanhamento requer mais outra alternativas, sendo a cirurgia metabólica uma opção viável.

 

Entenda o que é cirurgia metabólica

 

A cirurgia metabólica é um dos melhores métodos para o tratamento de diabetes tipo 2, já que funciona no controle da síndrome metabólica, pois ajusta componentes como a glicemia, pressão arterial e colesterol alto.

Esse procedimento se assemelha à cirurgia bariátrica, porém não busca a perda de peso e sim, o controle de uma doença. Dessa forma, os resultados da cirurgia são vistos, rapidamente, com a manutenção do controle glicêmico. Além disso,  a operação restabelece a flora intestinal, o fluxo de substâncias químicas no intestino e a produção dos hormônios intestinais.

Veja a seguir os critérios para a realização da operação.

 

Critérios para a realização

O paciente deve ter IMC entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2, idade entre 30 e 70 anos. Além disso, a pessoa deve ter diagnóstico de diabetes tipo 2 a menos de 10 anos, apresentar rejeição comprovada ao tratamento clínico e não possuir nenhuma contraindicação para o procedimento.

Por outros critérios, a fim de padronizar esse tipo de operação, o Conselho Federal de Medicina estabeleceu duas técnicas cirúrgicas para o tratamento do diabetes tipo 2: o bypass gástrico e a gastrectomia vertical.

 

Tipos de cirurgia metabólica

  •  Bypass 

Consiste na divisão do estômago em duas partes: uma menor que receberá o fluxo de alimentos e outra maior, que ficará isolada

 

  • Gastrectomia vertical 

Se faz pela retirada de parte do estômago, sem que afete sua ligação com o intestino.

O que você achou deste artigo sobre cirurgia metabólica? Ainda tem dúvidas? Compartilhe  e acompanhe o portal!

 

Dr Hélio Pires
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.