Alimentos fermentados: Benefícios para o intestino e para o cérebro

13 de fevereiro de 2020

 

O consumo de alimentos fermentados como vegetais fermentados, iogurte, kefir, queijo fresco, kombucha e etc, diminuem sintomas como inchaço e mal estar após refeições.

Estes alimentos possuem probióticos capazes de restaurar a flora intestinal, trazendo benefícios para a imunidade, digestão, liberação de hormônios e até para o funcionamento do cérebro

 

A fermentação

A fermentação faz com que os alimentos se tornem ricos em probióticos, que são essenciais para a flora intestinal.

Para este processo acontecer é necessário que a comida seja deixada em repouso, até que os açúcares e carboidratos se tornem agentes promotores de bactérias saudáveis ao nosso organismo.

Uma série de pesquisas comprovarem seus poderes na imunidade, digestão, proteção e até saúde emocional.

O consumo de alimentos fermentados faz com que a microbiota intestinal receba novos micro-organismos que facilitam a absorção de nutrientes e combatem os processos inflamatórios.

Benefícios para o cérebro

Além disso o cérebro também é beneficiado com o consumo. Um estudo realizado por cientistas da Escola Médica de Harvard e o Hospital Geral de Massachusetts demonstra que esse tipo de comida pode ajudar no funcionamento do cerebral, em virtude da ação microbiana que foi aplicada ao alimento ou bebida.

A partir dessas substâncias vivas, há um controle maior do nosso índice glicêmico, produção de bioativos importantes na comunicação do cérebro com o resto do corpo.

Fonte: https://glo.bo/2ShCDEx

 

 

Dr Hélio Pires
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.