4 mitos e verdades sobre a cirurgia metabólica

13 de fevereiro de 2020

 

A cirurgia metabólica é aliada no tratamento do diabetes tipo 2 e deve ser indicado de acordo com critérios específicos

Conheça 4 mitos e verdades sobre este procedimento:

 

1- Cirurgia metabólica e cirurgia bariátrica são a mesma coisa?

Não exatamente. Por mais que elas sejam bastante parecidas e a técnica cirúrgica muito semelhante (como o bypass gástrico) elas possuem objetivos diferentes, que devem ser levados em conta pela equipe médica e também pelo paciente. A cirurgia metabólica é feita com foco no controle da diabetes, já a bariátrica é para a redução do peso

2- Qualquer pessoa, sem exceção, pode fazer?

Mito. Para a realização do procedimento alguns critérios devem ser analisados como por exemplo a como a falta de controle adequado da doença mesmo após mudanças no estilo de vida e tratamento medicamentoso contínuo. Além disso algumas condições do paciente devem ser avaliadas:

  • Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 30 e 34,9 (mínimo)
  • Ter entre 30 e 70 anos de idade
  • Tempo mínimo de doença de 2 anos
  • Tempo máximo de doença de 10 anos devido à dificuldade de remissão do diabetes após esse período. No entanto, mesmo os pacientes que não alcançam a remissão podem se beneficiar da redução dos níveis glicêmicos proporcionada pela cirurgia, reduzindo as chances de complicações futuras

3- Ela controla outras doenças além do diabetes tipo 2?

Verdade. O procedimento pode trazer outros benefícios para a saúde como por exemplo o controle da fome e saciedade.

Assim a cirurgia favorece a redução e o controle equilibrado do peso, colabora com a queda dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL), reduz a apneia do sono e melhora a hipertensão arterial, reduzindo os riscos de problemas cardiovasculares.

 

4- A cirurgia metabólica é a cura do diabetes?

Mito. A cirurgia metabólica não é um tratamento exclusivo e isolado para quem sofre com a diabetes. É fundamental adotar um novo estilo de vida, com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação saudável após a cirurgia.

Fonte: http://bit.ly/39syN0T

 

Dr Hélio Pires
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.